O Sutil Linear da Vida
Ações e Reações Irrecomendáveis
A óbvia genialidade Newtoniana foi, e ainda é, uma das maiores contribuições da Física à ciência. Contudo, quando falamos abertamente de Newton, a massa de interpretações limita-se a classificá-lo como o pai da Terceira Lei, que proclama: "Toda ação provoca uma reação de igual intensidade, mesma direção e em sentido contrário".
Agora, traçando um paralelo descompromissado com as grandezas físicas, o qual nos permite transpor a trincheira do ceticismo e da proposição linear da matemática, é possível estabelecer comparações envolvendo a Terceira Lei de Newton e a realidade nua e crua do "microcosmo favelar".
Vejamos: trata-se de uma maneira sutil de provar que nem toda Ação provoca uma Reação de igual intensidade, mesma direção e em sentido contrário. Abaixo, alguns exemplos cotidianos:
1.
Cenário: Favela
Objeto de Discussão: A lei da oferta e da procura à intorpecentes.
Ação: Monopólio da venda adquirido por aniquilação dos pontos de tráfico concorrentes, culminando na precificação aleatória da droga comercializada.
Força Contrária: Intervenção do Estado amparado por tropas militares, através da força.
Reação: O desarticular da facção criminosa e o extermínio dos mandatários que detinham o monopólio local, seguido do reparto das divizas obtidas com o tráfico por atores não identificados neste texto.
2.
Cenário: Boca de Fumo
Objeto de Discussão: A lei da oferta e da procura à intorpecentes.
Ação: Usuário negociando pertences em troca de substâncias ilícitas.
Força Situacional: usuário endividado e insatisfeito com o produto recém negociado, decide ofender o vendedor e o gerente da boca de drogas.
Reação: Traficantes descontentes após última negociação, ordenam captura do usuário antes que este atinja a zona de conforto (perímetro externo a boca de fumo). Após interceptação, o usuário é forçosamente levado a um nicho secreto onde será barbaramente torturado e executado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário